Brasil

Governo descarta retorno do horário de verão em 2025

  • outubro 28, 2025
  • 2 min read
Governo descarta retorno do horário de verão em 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo federal não vê necessidade de retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o país está em “condição de segurança energética completa e absoluta” para atravessar o próximo ano sem a medida.

De acordo com Silveira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para avaliar a segurança energética nacional e a modicidade tarifária — princípio que busca garantir tarifas justas para os consumidores. Com o nível satisfatório dos reservatórios e o planejamento realizado nos últimos anos, o governo concluiu que não há risco de falta de energia.

“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou o ministro em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.

Silveira também ressaltou que o Brasil segue ampliando investimentos em fontes renováveis, como eólica e solar, que são limpas, mas intermitentes. Para reduzir a dependência de condições climáticas e garantir estabilidade na oferta, o governo pretende lançar ainda neste ano um leilão de baterias para armazenamento de energia.

Segundo o ministro, esse tipo de tecnologia permitirá acumular energia gerada por sistemas solares e eólicos para uso posterior. “Através da bateria, vamos ter o sol até 22h armazenado”, explicou.

O titular da pasta de Minas e Energia destacou ainda que o sistema energético brasileiro é robusto, o que possibilitou descartar completamente a retomada do horário de verão em 2025. Ele ponderou, entretanto, que a medida poderia ser adotada novamente caso houvesse risco real de desabastecimento.

“O que não pode é faltar energia para o povo brasileiro. Por isso, teríamos coragem completa e absoluta, caso fosse necessário, de implementá-lo”, concluiu.