Vazamento em mina: Vale confirma que áreas de empresa foram atingidas
A mineradora Vale afirmou que o vazamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica, localizada entre os municípios de Congonhas e Ouro Preto, na madrugada deste domingo (25), atingiu áreas da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que possui uma represa próxima à área transbordada. Segundo a Vale, até o momento, nenhuma pessoa ou comunidade foi afetada, apesar de a situação ter colocado a população de Congonhas e Ouro Preto em estado de alerta.
A mineradora afirma ter comunicado os órgãos competentes e estar priorizando a proteção das pessoas, das comunidades e do meio ambiente. A causa do vazamento de lama não foi informada e ainda está sendo investigada.
A Vale alega ainda que o ocorrido não tem relação com as barragens da empresa na região, “que seguem sem alterações nas suas condições de estabilidade e segurança e monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana”.
Este domingo (25) marcou o sétimo aniversário do rompimento da barragem B1, da mineradora Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A tragédia ceifou 272 vidas e provocou uma onda de destruição ambiental. A lama rompeu a barreira de vegetação, engoliu o córrego Ferro-Carvão, percorreu nove quilômetros e atingiu o rio Paraopeba, um dos principais afluentes do São Francisco.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (22),
O Serra Cine realiza nesta quarta-feira (23) a estreia do filme Michael, cinebiografia que retrata
A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que pode resultar
Minas Gerais recebeu 232.008 doses da vacina contra a covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde