A greve dos servidores municipais de Divinópolis chegou ao fim na tarde desta segunda-feira (13), após decisão tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis (Sintram) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Educação de Divinópolis (Sintend).
Durante a manhã, o movimento ganhou reforço com a adesão de 26 médicos que atuam na rede municipal de saúde, o que provocou o cancelamento de consultas em 15 unidades de saúde da cidade.
Em nota, a Prefeitura de Divinópolis informou que ainda não havia sido oficialmente comunicada sobre o encerramento da greve, mas recebeu a notícia com satisfação e agradeceu aos servidores pelo retorno às atividades.
A paralisação teve início após a aprovação da lei que reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), administrado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município (Diviprev). A mudança adequa a legislação municipal às regras estabelecidas pela Reforma da Previdência de 2019.
Durante o movimento, a Prefeitura chegou a enviar uma notificação extrajudicial aos sindicatos solicitando o fim da greve. Como o pedido não foi atendido, recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde o processo ainda estava em tramitação.
Antes mesmo da decisão oficial pelo encerramento da paralisação, mais da metade das escolas que permaneciam sem aulas já havia retomado as atividades nesta segunda-feira, assim como servidores de setores administrativos que também haviam aderido ao movimento.
Informações que circulam na imprensa local apontam que um paciente internado no Hospital São José,
O Pix do Nubank apresentou instabilidade na noite desta sexta-feira (4), deixando usuários com dificuldades
Duas mulheres, de 60 e 53 anos, foram detidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) na
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quinta-feira (3) que a Proposta de