Política

PF indicia Jair Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

  • novembro 22, 2024
  • 2 min read
PF indicia Jair Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado no inquérito que apura os ataques de 8 de janeiro de 2023. O relatório final da investigação foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).

O relatório final foi encaminhado com o indiciamento de 37 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

O pedido de indiciamento marca a conclusão da investigação, que focou nos responsáveis pela incitação, financiamento e organização dos acampamentos em frente aos quarteis do Exército, montados logo após a divulgação do resultado das eleições de 2022, quando Bolsonaro foi derrotado na tentativa de reeleição.
As investigações apontaram que os investigados se estruturaram por meio de divisão de tarefas, o que permitiu a individualização das condutas e a constatação da existência dos seguintes grupos:

Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral;
Núcleo Responsável por Incitar Militares a aderirem ao Golpe de Estado;
Núcleo Jurídico;
Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas;
Núcleo de Inteligência Paralela;
Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas.