Política

Alexandre de Moraes deve entregar esta semana o inquérito que indiciou Bolsonaro à PGR

  • novembro 25, 2024
  • 1 min read
Alexandre de Moraes deve entregar esta semana o inquérito que indiciou Bolsonaro à PGR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve encaminhar à Procuradoria Geral da República (PGR) nesta semana o inquérito da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado. O documento, resultado de quase dois anos de investigação, detalha a suposta atuação de uma organização criminosa que teria agido de forma coordenada para manter Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022.

Após receber o processo, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, terá um prazo de 15 dias para tomar uma decisão crucial: denunciar os indiciados ao STF, solicitar mais informações ou arquivar o caso. O relatório final, com 884 páginas, já foi entregue ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

A Polícia Federal afirma que os 37 investigados cometeram crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. As penas para esses crimes podem chegar a 28 anos de prisão, evidenciando a gravidade das acusações.

Texto: Itatiaia