Brasil

Um a cada três homens com mais de 45 anos tem resistência ao exame de próstata

  • novembro 25, 2024
  • 2 min read
Um a cada três homens com mais de 45 anos tem resistência ao exame de próstata

Um a cada três homens com mais de 45 anos nunca fez nem pretende fazer o exame de toque retal. A resistência à principal forma de se identificar o câncer de próstata escancara a urgência pela conscientização da população masculina. O alerta é reforçado neste mês, com a realização do Novembro Azul, data dedicada à prevenção da doença.

As informações constam em uma pesquisa realizada pelo hospital oncológico A.C. Camargo Cancer Center, em parceria com a empresa de pesquisa e consultoria Nexus. Dados do Ministério da Saúde mostram que só em 2023, o câncer de próstata matou 17 mil homens no Brasil.

O levantamento da Nexus também indica que 52% dos entrevistados disseram que o tumor é típico da terceira idade. Para 30%, o câncer sempre apresenta sintomas, então, é possível esperar esses sinais para procurar o médico.

No entanto, o urologista Emir de Sá afirma que, a partir do momento que a pessoa não procura ajuda, ela pode ter um diagnóstico tardio da doença, dificultando a cura. Segundo o especialista, o que facilita o tratamento desta e de qualquer outra doença, é o diagnóstico rápido.

Ainda de acordo com o levantamento, 44% dos entrevistados desconhecem como prevenir o câncer de próstata. A pesquisa ouviu 966 homens a partir de 16 anos, em todo o país, de 18 a 24 de setembro.

Texto: Jornal Hoje em Dia