Brasil

Governo de Minas intensifica vacinação contra a coqueluche em todo o estado

  • dezembro 3, 2024
  • 2 min read
Governo de Minas intensifica vacinação contra a coqueluche em todo o estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), intensifica a vacinação contra a coqueluche a partir desta segunda-feira (2), até o dia 31 de março de 2025, nos 853 municípios mineiros, com a vacina dTpa.

O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde é aumentar a proteção de públicos que lidam diretamente com grávidas, recém-nascidos e crianças de até três meses de idade, que ainda não receberam esta vacina.

O público-alvo da campanha inclui:

  • Profissionais de saúde pública e privada, ambulatorial e hospitalar, especialmente aqueles que atuam em ginecologia, obstetrícia, parto, pós-parto, UTI, UCI neonatal e pediatria;
  • Doulas, que acompanham gestantes durante a gravidez, parto e pós-parto;
  • Trabalhadores de berçários e creches que cuidam de crianças até 4 anos de idade.

A coqueluche apresenta sintomas semelhantes aos de um resfriado, como coriza, febre leve e tosse, podendo evoluir para uma tosse mais severa, intensa e persistente, além de apresentar vômito pós tosse e dificuldade para respirar.

Ela é transmitida pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas de saliva eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.

Texto e Foto: Agência Minas