Febre amarela: busca ativa imediata de não vacinados é recomendada em Minas
Após a confirmação do primeiro caso de febre amarela em Minas, neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) recomendou aos municípios adotar ações imediatas de vacinação dos moradores que não receberam a dose contra a doença. Dentre as medidas solicitadas está a busca ativa das pessoas sem a proteção. O objetivo é reduzir o número de mineiros suscetíveis à enfermidade, que é grave e pode matar.
As recomendações foram repassadas nesta quarta-feira (8), mesmo dia em que as informações sobre o infectado foram disponibilizadas. O paciente é um idoso, de 65 anos, morador de Camanducaia, no Sul do Estado, proprietário de um sítio próximo a uma área de epizootia (morte de primatas) recente, em Itapeva, na mesma região.
A vacina é a principal prevenção da doença. O esquema vacinal em crianças menores de 5 anos compreende duas doses – a primeira aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos, não vacinadas, devem receber uma dose única.
Nas demais situações, caso a pessoa tenha recebido apenas o imunizante antes de completar 5 anos, deve ser administrada uma dose de reforço, independentemente da idade atual.
Pessoas com 60 anos ou mais de idade poderão ser vacinadas após avaliação das condições de saúde e existência de possíveis contraindicações.
Quem não recebeu a vacina, mas vai viajar para o exterior ou áreas com circulação do vírus da febre amarela deve receber a proteção com pelo menos com 15 dias de antecedência.
O Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, marca mais de um século
A Prefeitura de Nova Serrana realizará, no dia 17 de março, um leilão público eletrônico
Um caso ocorrido em abril de 2021 no Terminal Rodoviário de Nova Serrana resultou recentemente
Um homem foi encontrado morto ontem (5) dentro de uma casa no Bairro Planalto, em