Política

Moraes exige ‘convite oficial’ de Bolsonaro antes de liberar viagem para posse de Trump

  • janeiro 13, 2025
  • 1 min read
Moraes exige ‘convite oficial’ de Bolsonaro antes de liberar viagem para posse de Trump

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, exigiu que Jair Bolsonaro apresente o “convite oficial” que recebeu para a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, no dia 20 de janeiro, antes da liberação do passaporte do ex-presidente brasileiro para a viagem.

O ministro afirmou em sua decisão que a defesa precisa apresentar documento oficial que comprove o convite para a cerimônia de posse de Donald Trump.
A medida é necessária para que o ministro analise o pedido de Bolsonaro para reaver seu passaporte, apreendido pela Polícia Federal em fevereiro do ano passado, e decida sobre se autoriza o ex-presidente a viajar para os Estados Unidos.

Assim que a defesa anexar ao processo o convite oficial para a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá enviar seu posicionamento a respeito do pedido de Bolsonaro.

Fabio Wajngarten, ex-advogado e assessor de Bolsonaro, afirmou nas redes sociais que a defesa do ex-presidente “fornecerá e cumprirá as exigências do ministro Alexandre, juntando aos autos toda a competente documentação”.