Pé-de-Meia: pedido para impeachment de Lula chega a 110 assinaturas

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) reuniu 110 assinaturas em um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A acusação é de que Lula teria autorizado o pagamento do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), sem a aprovação do Congresso Nacional, o que configuraria crime de responsabilidade. O Tribunal de Contas da União (TCU) bloqueou R$ 6 bilhões do programa por suspeita de violação das regras fiscais, o que fortaleceu a argumentação do parlamentar.
O Pé-de-Meia é um incentivo financeiro voltado para estudantes do ensino médio inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), funcionando como uma poupança para evitar a evasão escolar. Apesar do apoio de 110 deputados, a abertura do processo de impeachment depende do presidente da Câmara dos Deputados, que decidirá se dá andamento ao pedido. O requerimento será protocolado no retorno do recesso parlamentar, previsto para 1º de fevereiro.
No mesmo dia, a Câmara realizará a eleição para a Mesa Diretora, que definirá o novo presidente da Casa, substituindo Arthur Lira (PP-AL). A escolha do novo comando da Câmara pode influenciar o andamento do pedido de impeachment, já que cabe ao presidente da Casa decidir se o processo será aceito ou arquivado.
O número de furtos e roubos de celulares apresentou uma queda significativa na área do
Cerca de 50 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Três homens, de 18, 22 e 31 anos, foram presos nesta quarta-feira (01/05) por tráfico
A Polícia Militar estará presente todos os dias da Festa do Trabalhador 2025 para garantir