Cidades

Governo Zema define regras para uso dos aparelhos celulares em MG

  • fevereiro 6, 2025
  • 2 min read
Governo Zema define regras para uso dos aparelhos celulares em MG

As escolas mineiras começam a receber as primeiras orientações do governo estadual sobre o uso de celulares em sala de aula. Uma lei federal foi sancionada pelo presidente Lula no dia 14 de janeiro e proíbe alunos de usarem o telefone e outros aparelhos eletrônicos portáteis em unidades de ensino públicas e particulares, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas.

Com o início do ano letivo marcado para a próxima segunda-feira (10), o governo Zema definiu que, nos primeiros anos do ensino fundamental, os estudantes não poderão levar os celulares para a escola. Para os anos finais do fundamental e para o ensino médio, o uso será restrito a contextos específicos pedagógicos planejados pelos professores.

A lei federal permite que os celulares poderão ser usados nas escolas para fins pedagógicos, desde que com autorização do professor, e em casos específicos, como de saúde e inclusão. Os estudantes que descumprirem as regras serão advertidos e os responsáveis notificados.

De acordo com o governo de Minas, as medidas têm o objetivo de melhorar o desenvolvimento dos estudantes, promovendo maior concentração em atividades escolares e na interação social.