Cultura

Oscar 2025: começa votação de vencedores com ‘Anora’ e ‘Ainda Estou Aqui’ como favoritos

  • fevereiro 12, 2025
  • 2 min read
Oscar 2025: começa votação de vencedores com ‘Anora’ e ‘Ainda Estou Aqui’ como favoritos

A votação final do Oscar 2025 começou nesta terça-feira (11), e a expectativa é alta para os vencedores da premiação. O longa americano Anora, de Sean Baker, é considerado o grande favorito a Melhor Filme, após conquistar prêmios importantes como o Premio do sindicato dos diretores (DGA) e o Premio do sindicato dos produtores (PGA). Por outro lado, o Brasil celebra a indicação de Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional, reacendendo as esperanças de uma vitória nacional após 26 anos sem indicações nessa categoria.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o drama biográfico brasileiro retrata a luta de Eunice Paiva durante a ditadura militar, com as atuações de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro no papel da protagonista. A produção tem se destacado entre os críticos, especialmente após a queda do favoritismo do musical francês Emilia Pérez, e agora está forte na disputa para se tornar o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar na categoria internacional. O filme recebeu indicações em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres recebendo reconhecimento por sua emocionante performance no papel de Eunice Paiva.

Os membros da Academia, que votam nas categorias relacionadas à sua área de atuação, agora escolhem os vencedores, com todos podendo votar na categoria de Melhor Filme. Além disso, em categorias como Filme Internacional e Animação, todos podem participar, desde que tenham assistido aos filmes pré-selecionados.

A cerimônia do Oscar 2025 será realizada no domingo de Carnaval, 2 de março, o que torna a celebração ainda mais significativa para o Brasil. Se Ainda Estou Aqui conquistar a estatueta, a vitória será comemorada com grande entusiasmo, aproveitando a energia contagiante das festividades carnavalescas. Para o cinema nacional, essa conquista seria um símbolo de superação e valorização da arte brasileira, marcando um momento histórico e celebrando a força da produção cinematográfica do país no cenário global.