Economia

Dinheiro ‘esquecido’ do PIS/Pasep: governo lança site para consulta de saldo

  • março 12, 2025
  • 2 min read
Dinheiro ‘esquecido’ do PIS/Pasep: governo lança site para consulta de saldo

O governo federal lançou uma plataforma para consulta e saque de dinheiro esquecido do antigo Fundo PIS/Pasep. Qualquer pessoa que tenha trabalhado com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 pode conferir se tem valores a receber. Isso inclui herdeiros.
A ferramenta, criada pelo Ministério da Fazenda, facilita o acesso ao dinheiro não retirado, funcionando de forma semelhante ao Sistema de Valores a Receber do Banco Central. O sistema pode ser acessado pelo site repiscidadao.fazenda.gov.br.
Para saber se tem dinheiro esquecido no fundo PIS/Pasep, o contribuinte deve acessar o site ou o aplicativo do FGTS, fazer login com a conta Gov.br de nível prata ou ouro, e o sistema mostrará se há saldo disponível e orientará sobre o processo de saque. Os pagamentos começam em 28 de março, e o valor pode ser transferido diretamente para a conta bancária cadastrada.
O Ministério da Fazenda estima que cada pessoa pode ter cerca de R$ 2,8 mil para sacar, referente a cotas acumuladas no fundo PIS/Pasep e repassadas ao FGTS. Podem sacar os trabalhadores com carteira assinada ou servidores públicos entre 1971 e 1988 que ainda não retiraram suas cotas. É importante destacar que o fundo PIS/Pasep é distinto do abono salarial, que é pago anualmente a trabalhadores de baixa renda e não interfere no direito ao saldo das cotas do fundo.