Operação Alerta Verde – 2025 campanha de prevenção de incêndios em lotes vagos
João Carlos
- abril 11, 2025
- 2 min read
Os incêndios em vegetação continuam entre as ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, especialmente pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), unidade que historicamente registra o maior número de atendimentos dessa natureza. De 2015 a 2024, foram contabilizadas 74.955 ocorrências de incêndio em lotes vagos no centro-oeste, representando 44% das ocorrências registradas durante o período de estiagem em Minas Gerais.
Com base nessa realidade, o 10º BBM segue intensificando sua atuação preventiva por meio da Operação Alerta Verde, iniciada em 1º de abril de 2025, e que está sendo executada diariamente em todos os municípios sob responsabilidade do batalhão. A campanha tem como objetivo principal fiscalizar lotes vagos com acúmulo de mato alto, entulho e lixo — fatores que aumentam significativamente o risco de incêndios, além de favorecerem a proliferação de doenças, como a dengue, e a presença de animais peçonhentos.
Durante as vistorias, os terrenos em condições irregulares estão sendo registrados em boletins de ocorrência e encaminhados às prefeituras municipais para as providências legais cabíveis. A operação é coordenada pelo Comando Operacional de Bombeiros (COB) da região e conta com a atuação de todas as Unidades de Execução Operacional (UEOp), até o nível de Pelotão.
A Operação Alerta Verde, criada em 2021, tem como foco disseminar a cultura de prevenção entre a população mineira, alertando sobre os riscos e consequências dos incêndios em lotes vagos, especialmente no período de estiagem. A iniciativa visa ainda mobilizar as comunidades para o cumprimento de sua responsabilidade legal e social, incentivando a limpeza dos terrenos e a denúncia de práticas irregulares.
Grande parte dos incêndios em lotes vagos pode ser evitada com atitudes simples, mas que exigem comprometimento coletivo. A colaboração dos proprietários na manutenção dos terrenos limpos é essencial para a segurança e saúde pública. Ao agir preventivamente, todos contribuem para a redução de ocorrências, a proteção do meio ambiente, a preservação da qualidade do ar e o melhor direcionamento dos recursos operacionais do CBMMG.