Primeira vacina contra chikungunya é aprovada no Brasil

A primeira vacina desenvolvida contra chikungunya teve seu registro definitivo aprovado no Brasil nesta segunda-feira, 14, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o parecer favorável, o imunizante está autorizado a ser aplicado na população acima de 18 anos.
De dose única, a vacina é recombinante atenuada, ou seja, contém microrganismos vivos enfraquecidos para estimular o sistema imunológico sem causar a doença. Ela foi desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva e será fabricada na Alemanha. O pedido de registro foi feito em parceria com o Instituto Butantan.
De acordo com a Anvisa, estudos clínicos realizados em adultos e adolescentes mostraram que o imunizante ajuda o corpo a induzir a produção de anticorpos neutralizantes contra o vírus. O imunizante já havia sido aprovado por outras autoridades internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
O Butantan também trabalha em outra versão do imunizante que já está em análise pela agência reguladora. As duas vacinas têm praticamente a mesma composição, mas a versão do instituto usa componentes nacionais e deverá ser empregada no combate da doença na rede pública.
Lorenzo Soares Silva, de 12 anos, faleceu após sofrer um grave acidente de bicicleta na
O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Junior, detalhou nesta
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta sexta-feira (9), a
A Câmara Municipal de Nova Serrana realizou, nesta quarta-feira (07/05), mais uma edição da ação