Cidades

Após deslizamento em pilha de rejeitos em mina, sobe para 134 o número de pessoas retiradas de casas no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará

  • dezembro 9, 2024
  • 2 min read
Após deslizamento em pilha de rejeitos em mina, sobe para 134 o número de pessoas retiradas de casas no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará

Subiu para 134 o número de pessoas que foram realocadas após um deslizamento em pilha de rejeitos da mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, na manhã do sábado (7). A informação foi confirmada pela empresa Jaguar Mining, que é responsável pela unidade, na tarde deste domingo (8).

Pela manhã, o número de moradores retirados de casa era de 79. As pessoas retiradas foram levadas para casas de familiares e hoteis.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área de uma casa ficou danificada após o deslizamento de rejeitos sólidos e da movimentação de terra no local. Os trabalhadores da mina também foram evacuados. Ninguém ficou ferido.

A Jaguar Mining informou que uma anomalia em pilha de rejeitos foi identificada durante inspeção na manhã deste sábado e que tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. Não foram informados pela empresa outros detalhes sobre a anomalia identificada. O local abriga uma mina de ouro subterrânea e uma usina de processamento.

A evacuação dos moradores começou às 9h48, mantendo no local somente pessoas da equipe de drenagem de mina. A Agência Nacional de Mineração (ANM) realizou vistoria na mina e identificou risco iminente para a segurança da estrutura, da comunidade e do meio ambiente. A mina foi interditada e todas as atividades de mineração do empreendimento foram suspensas.

Conforme a Agência Nacional de Mineração, a empresa deverá providenciar todas as ações necessárias para a estabilidade da pilha, segurança da mina, comunidade de entorno e meio ambiente. Entre as ações estão monitoramento da pilha e da mina subterrânea, obras para estabilização, ações de controle com meio ambiente e proteção da comunidade envolvida, entre outras atividades que deverão ser informadas no plano de ação.

O Tenente França, do Corpo de Bombeiros, falou sobre o ocorrido (veja o vídeo).

Com informações do G1 Centro-Oeste de Minas