Política

Bolsonaro recorre, insiste em 83 dias para defesa e apela por análise do plenário do STF

  • fevereiro 25, 2025
  • 2 min read
Bolsonaro recorre, insiste em 83 dias para defesa e apela por análise do plenário do STF

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltaram a solicitar um prazo de 83 dias para apresentar sua defesa na investigação sobre o suposto plano de golpe de Estado no final de 2022. Caso o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), não conceda o pedido, a defesa solicita que o prazo seja analisado pelo plenário da Corte. Na última quinta-feira (20), Moraes já havia negado um pedido semelhante, que buscava o mesmo período para Bolsonaro responder à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A defesa do ex-presidente argumenta que precisa do mesmo tempo utilizado pela acusação para examinar o processo, com base no princípio da paridade de armas. Os advogados sustentam que um prazo igual garantiria uma análise completa dos autos, permitindo que Bolsonaro responda de forma adequada às acusações feitas pela PGR.
A denúncia da PGR contra Bolsonaro inclui os crimes de liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A investigação segue no STF, e a defesa do ex-presidente busca ampliar o tempo para elaborar sua resposta às acusações.