Brasil

Brasil registra oito mortes por dengue e duas por chikungunya em 2025

  • janeiro 21, 2025
  • 2 min read
Brasil registra oito mortes por dengue e duas por chikungunya em 2025

Em 2025, o Brasil já contabiliza oito mortes por dengue e duas por chikungunya, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20). Ambas as doenças, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, continuam preocupando as autoridades de saúde. Para a dengue, há ainda 89 mortes em investigação e mais de 87 mil casos prováveis registrados no ano. Acre, São Paulo e Espírito Santo lideram em incidência de casos, com São Paulo concentrando três das oito mortes confirmadas.

A chikungunya, por sua vez, registra mais de 4,3 mil casos prováveis e outros seis óbitos em investigação. Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam a maior incidência da doença, embora a localização das duas mortes confirmadas não tenha sido divulgada. Para intensificar o combate às arboviroses, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todo o país.

A população deve estar atenta aos sintomas, como febre alta acima de 38ºC, dores no corpo, na cabeça e atrás dos olhos, além de fraqueza e manchas vermelhas na pele. Em caso de suspeita, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento.