BRASIL UM PAÍS DE POBREZA VELADA

49

A condição do povo reflete a verdadeira fase do nosso país.

Antes dos anos 90, poucos brasileiros tinham condições de ter uma carro na garagem, casa própria era um sonho difícil de realizar e muitos pais e mães trabalhavam para dar o que comer aos filhos. Conforto, educação, tecnologia era para a classe A.

Os tempos mudaram, hoje através de financiamentos, qualquer pessoa tem acesso a compra de veículos, tecnologia, casas e tudo que o dinheiro pode comprar. Hoje através dos boletos de cinco, 10, 20, 30 anos, o brasileiro pode desfrutar da sensação de ter uma casa, carro e faculdade. Ainda que vá passar a metade da vida pagando por isso. 

Essa sensação faz toda a diferença. Mas bastou a crise chegar, mas crise brava, de doença e de morte, para o Brasil voltar a 20 anos atrás. Onde trabalhávamos para comer. E até mesmo comer está difícil. Basta ir ao supermercado que você vai comprovar. Se antes tínhamos mesa farta, hoje o básico está difícil de pagar.

A crise veio e com ela, a fome. Como pagar tantos boletos e botar comida na mesa.

O governo nos engana há décadas. E ficamos iludidos, achando que cartão de crédito é dinheiro e financiamento é aquisição. 

Não é justo que para ter uma residência própria o brasileiro precise passar uma vida inteira pagando. O acesso à moradia, educação básica, universidade, energia solar, internet, saúde, tudo isso que pagamos caro, deveria ser mais fácil, mais democrático, mais justo. 

Mas como Lilian? Não é do dia pra noite. A história de um país, de um povo não muda de uma vez. Mas a minha história muda quando eu mudo. Abro os olhos e passo a enxergar de verdade meu lugar no mundo. 

BRASIL um país de pobreza velada: FALE MAIS SOBRE ISSO!

Por Lilian Camargos

Foto: Ilustrativa / Internet