Política

Brasil voltará a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

  • março 6, 2025
  • 2 min read
Brasil voltará a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

A partir do dia 10 de abril, turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltarão a precisar de visto para entrar no Brasil. A medida marca o fim da isenção unilateral concedida pelo governo brasileiro desde 2019 e que já havia sido prorrogada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde 2023.

A isenção foi instituída de forma unilateral pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro em março de 2019, incluindo também o Japão. No entanto, em maio de 2023, a atual gestão, Lula anunciou a retomada da exigência para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália, mantendo a isenção para os japoneses, que permitem a entrada de brasileiros sem visto para estadias de até 90 dias após um acordo com a diplomacia brasileira.

Dessa vez, o governo não pretende estender novamente a isenção e, portanto, o visto poderá voltar a ser exigido. Em campanhas voltadas para o exterior, a Empresa Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), tem divulgado a necessidade do visto para os turistas.

A partir de 10 de abril, os turistas dos três países que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico pelo custo de US$ 80,90.