Política

Câmara aprova e envia ao Senado proposta que cria 200 novos cargos para STF

  • julho 10, 2025
  • 1 min read
Câmara aprova e envia ao Senado proposta que cria 200 novos cargos para STF

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto do Supremo Tribunal Federal (STF) que cria 160 cargos comissionados e 40 vagas para agentes da Polícia Judicial. A votação começou na noite de terça-feira (9) e foi concluída após intensa obstrução da oposição, que criticou o aumento de despesas em meio à discussão sobre cortes orçamentários.

O relator, deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), afirmou que não haverá impacto orçamentário, já que os recursos serão remanejados internamente dentro do teto do STF. Segundo a Corte, o custo estimado é de R$ 7,78 milhões em 2025 e R$ 7,81 milhões em 2026.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, justificou a proposta com base na necessidade de reforçar a segurança após os ataques de 8 de janeiro e reduzir o acervo de processos.

A oposição criticou duramente o projeto. Deputados como Carlos Jordy (PL-RJ) e Adriana Ventura (Novo-SP) acusaram o Legislativo de irresponsabilidade e subserviência. O PSOL liberou a bancada, e parte dos parlamentares também se posicionou contra a proposta.

Todos os destaques apresentados foram rejeitados.