EUZEBIO LAGO DIZ EM COLETIVA DE IMPRENSA QUE PRETENDE COMPRAR VACINAS CONTRA COVID-19

84

Nova Serrana deverá adquirir vacinas para o combate à pandemia da Covid-19 e suas variantes. A informação foi divulgada na semana passada pela e confirmada pelo prefeito Euzebio Lago durante a coletiva de imprensa online realizada na tarde dessa quarta-feira (17).

“Já fizemos a adesão, a Câmara Municipal já votou essa autorização para que nós possamos estar fazendo parte desse consórcio, já mandamos a documentação, porém é preciso formalizar as questões legais. (…) Tivemos ontem (terça-feira) uma reunião com a consulesa russa tratando disso primeiro. A Sputnik V não está ainda autorizada no Brasil, mas creio que nos próximos dias isso vai acontecer, pois o próprio Governo Federal vai comprar dela”, comentou Euzebio Lago.

VALORES

O chefe do Poder Executivo Municipal disse que cada dose daSputnik V custa em torno de $ 10 dólares. “Lá na fábrica na Rússia, para chegar aqui, seria em torno de $ 15 dólares a dose. Seriam $ 30 dólares por habitante. Se não houver clareza o município de Nova Serrana, mesmo que tiver todos os recursos, não poderia correr o risco de comprar uma vacina e não entregar para os nossos munícipes. (…) Estamos buscando segurança”, afirmou.

Perguntado se a município tem dinheiro em caixa para comprar as vacinas, Euzebio falou que “nenhuma Prefeitura do porte da nossa teria condição de imunizar toda a população. Seria mais de R$ 12 milhões a preço de $ 10 dólares, porém se houver realmente segurança jurídica e se houver segurança institucional para se possa ter nós estaremos, sim, comprando e pelo menos uma parte, a parte mais sensível, e nós estaremos fazendo todo o empenho de poder vacinar nossa população”, concluiu.

O Governo Municipal manifestou interesse em participar do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a finalidade de aquisição de vacinas para o combate à pandemia do coronavírus e suas variantes, em 3 de março passado.

Foi protocolado na Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores, um Projeto de Lei (PL) ratificando os termos do protocolo de intenções para participação do consórcio, formalizando a iniciativa. O documento foi enviado ao Legislativo Municipal, no dia 9 de março, sendo votado e aprovado pelos parlamentares.

Foto: Prefeitura de Nova Serrana / Divulgação