Cidades

Febre amarela: busca ativa imediata de não vacinados é recomendada em Minas

  • janeiro 9, 2025
  • 2 min read
Febre amarela: busca ativa imediata de não vacinados é recomendada em Minas

Após a confirmação do primeiro caso de febre amarela em Minas, neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) recomendou aos municípios adotar ações imediatas de vacinação dos moradores que não receberam a dose contra a doença. Dentre as medidas solicitadas está a busca ativa das pessoas sem a proteção. O objetivo é reduzir o número de mineiros suscetíveis à enfermidade, que é grave e pode matar.

As recomendações foram repassadas nesta quarta-feira (8), mesmo dia em que as informações sobre o infectado foram disponibilizadas. O paciente é um idoso, de 65 anos, morador de Camanducaia, no Sul do Estado, proprietário de um sítio próximo a uma área de epizootia (morte de primatas) recente, em Itapeva, na mesma região.

A vacina é a principal prevenção da doença. O esquema vacinal em crianças menores de 5 anos compreende duas doses – a primeira aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Pessoas de 5 a 59 anos, não vacinadas, devem receber uma dose única.

Nas demais situações, caso a pessoa tenha recebido apenas o imunizante antes de completar 5 anos, deve ser administrada uma dose de reforço, independentemente da idade atual.

Pessoas com 60 anos ou mais de idade  poderão ser vacinadas após avaliação das condições de saúde e existência de possíveis contraindicações.

Quem não recebeu a vacina, mas vai viajar para o exterior ou áreas com circulação do vírus da febre amarela deve receber a proteção com pelo menos com 15 dias de antecedência.