FLiSS 2026 transforma SESI SENAI Nova Serrana em território de arte, literatura e protagonismo juvenil
Entre os dias 18 e 22 de maio, o SESI SENAI Nova Serrana realizará a primeira edição do FLiSS — Festival Literário SESI SENAI, evento voltado aos estudantes da instituição e que propõe transformar a escola em um espaço vivo de criação, pertencimento e expressão cultural. Durante a programação, estudantes, educadores e artistas participarão de oficinas, apresentações musicais, teatro, sarau de poesia, cosplay literário, exposições, audiovisual, feira literária e torneio de xadrez.
Entre as atividades estão oficina de escrita criativa com produção de e-book coletivo, apresentações do Coral Glorificanto, que conta com alunos da instituição como solistas, e exposições de desenhos e pinturas produzidos pelos próprios estudantes.
A programação também destaca a relação entre cultura, território e juventude. Entre os convidados estão o artista Bruno Skin, com workshop de graffiti, o mestre em Educação e vereador Natan Oliveira, a escritora e educadora Valdirene Rezende e os documentaristas Wilker Procópio e Halley Rodrigues, que participarão da atividade “Cinema audiovisual: criação, identidade e território”. Outro destaque será a exposição fotográfica “Patrimônio Imaterial Vivo: o Reinado de Bom Despacho”, conduzida por João Skipy, aproximando os estudantes das tradições populares e da preservação da memória cultural mineira. O festival ainda contará com feiras literárias realizadas em parceria com o Sebo Entre Aspas e o projeto Ler Realizar, ampliando o acesso dos estudantes aos livros e à leitura.
Com o tema “Ler, criar e compartilhar futuros”, o FLiSS propõe uma reflexão sobre o papel da educação diante dos desafios contemporâneos, reforçando a arte e a literatura como ferramentas de encontro humano, expressão coletiva e transformação social.
A coordenação do festival é conduzida pela bibliotecária Tamara Couto, com apoio da auxiliar de biblioteca Bruna Camily e das pedagogas Marciely Francinara e Paloma Chiaradia.
Informações que circulam na imprensa local apontam que um paciente internado no Hospital São José,
O Pix do Nubank apresentou instabilidade na noite desta sexta-feira (4), deixando usuários com dificuldades
Duas mulheres, de 60 e 53 anos, foram detidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) na
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quinta-feira (3) que a Proposta de