Fraude no INSS: como descobrir se você teve valores descontados e o que fazer
João Carlos
- abril 25, 2025
- 2 min read
A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou nesta quarta-feira, 23, uma mega operação com o objetivo de desmontar um esquema de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para desviar recursos de aposentados e pensionistas.
A investigação apura um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024. Estima-se que os descontos somem R$ 6,3 bilhões, mas a parcela desse montante que foi feita de forma ilegal ainda não está clara.
Na operação, seis servidores públicos foram afastados de suas funções, incluindo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi posteriormente demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O esquema funcionava com assinaturas falsas de beneficiários do INSS em descontos associativos em serviços.
Nesta quarta-feira (23), o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, afirmou que essa operação teve início a partir da identificação do aumento desses descontos, assim como um crescimento nas reclamações dos aposentados em relação a esses descontos indevidos.
O ministro anunciou que o governo vai suspender todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS.
Já a diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, afirmou que o instituto vai elaborar um plano para devolver os valores cobrados de forma indevida, mas como a devolução será feita ainda dependerá de dimensionar o tamanho da fraude.
Porém, não há prazo para o ressarcimento, porque o governo precisa fazer um pente-fino em todos os descontos.
Os aposentados e pensionistas que identificarem descontos indevidos ou não autorizados, devem pedir a exclusão do débito de forma automática pelo aplicativo do “Meu INSS”.
Como descobrir se você teve valores descontados do INSS?
No extrato do INSS ficam disponíveis todos os valores retirados do benefício. Para acessar o extrato, o beneficiário deve acessar o app ou o site do Meu INSS com o login e senha do Gov.br e clicar em “Extrato de benefício”. Ao clicar sobre o número do benefício, irá aparecer o extrato para que o beneficiário possa verificar os descontos de mensalidades associativas.