Política

Governo anuncia medidas para reduzir preços dos alimentos

  • março 7, 2025
  • 2 min read
Governo anuncia medidas para reduzir preços dos alimentos

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quinta-feira (6) um pacote de medidas para reduzir os preços dos alimentos. Entre as principais ações, está a isenção da tarifa de importação de alimentos como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva, além do aumento da cota de importação do óleo de palma de 65 mil para 150 mil toneladas. O governo espera que essas medidas aliviem o bolso do consumidor final, mas ainda não há prazo definido para a duração dos benefícios.

Além dessas mudanças, o governo federal propôs outras medidas de caráter mais burocrático, como a integração do Sistema de Inspeção Federal com os sistemas estaduais e municipais. Essa ação visa permitir que pequenos produtores possam vender seus produtos em todo o Brasil, ampliando o acesso ao mercado. Também foram anunciados investimentos no Plano Safra e na produção de alimentos da Cesta Básica, com foco em reduzir os preços dos produtos essenciais.

O anúncio aconteceu após reuniões entre o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Essa decisão surge em um momento de crise de popularidade do governo e busca atender a uma das maiores demandas da população, que tem sentido o impacto da alta nos preços dos alimentos.