Política

Lula discute decisão da Meta e regulação das redes sociais

  • janeiro 10, 2025
  • 2 min read
Lula discute decisão da Meta e regulação das redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (10), no Palácio do Planalto, com ministros para discutir o fim do programa de checagem de fatos anunciado pela Meta, responsável por plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.

O encontro também tratou do projeto de regulação das redes sociais, uma das prioridades do governo.

Participaram da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Juscelino Filho (Comunicações), Manoel Carlos de Almeida Neto (interino da Justiça), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Sidônio Palmeira, futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Este foi o primeiro compromisso oficial de Palmeira com o núcleo do governo.

Lula criticou as alterações, destacando a gravidade do tema e defendendo a soberania digital. “Não pode um cidadão ou três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação. As regras precisam valer tanto no mundo offline quanto no digital”, afirmou. O presidente também destacou a necessidade de responsabilização por crimes cometidos no ambiente virtual.

O Ministério Público Federal (MPF) oficiou a Meta para esclarecer, em até 30 dias, se as novas políticas serão implementadas no Brasil. Enquanto isso, o governo reforça a necessidade de avançar no debate sobre a regulação das redes sociais, buscando equilibrar liberdade de expressão e combate à desinformação.