Política

Lula e Zema voltam a trocar farpas em visita à Gerdau; presidente desafia o governador

  • março 12, 2025
  • 2 min read
Lula e Zema voltam a trocar farpas em visita à Gerdau; presidente desafia o governador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), protagonizaram mais uma troca de provocações durante agendas em comum nesta terça-feira (11) nas cidades de Betim e Ouro Branco. Zema, que discursou primeiro, afirmou que assumiu o governo do estado em 2019 com Minas “falido” e enfrentando grandes dificuldades, em referência à gestão anterior de Fernando Pimentel (PT).

Em resposta, Lula desafiou Zema a comparar os investimentos feitos pelo seu governo em Minas Gerais com os números da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O presidente destacou que é o chefe do Executivo que mais investiu no estado e provocou o governador a apresentar os números de repasses feitos durante o governo Bolsonaro. Lula também se mostrou respeitoso com o governador, enfatizando que, independentemente do partido, Zema merece ser respeitado por ter sido eleito.

O governador Zema se disse “surpreso” com as declarações de Lula e fez críticas ao presidente, sugerindo que ele tenta apagar a história do PT entre 2011 e 2016, período em que Dilma Rousseff foi presidente. Zema questionou a postura de Lula em relembrar apenas o ciclo de 2010 e afirmou que a sucessora do presidente não deu continuidade ao que ele havia feito. Esse embate foi o segundo do dia entre os dois, com o primeiro ocorrido mais cedo em Betim, quando Lula lembrou a Zema dos bons resultados econômicos do país antes de seu governo.