Cidades

Minas Gerais confirma segunda morte por chikungunya; vítima é de Ipatinga

  • março 11, 2025
  • 1 min read
Minas Gerais confirma segunda morte por chikungunya; vítima é de Ipatinga

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a segunda morte por chikungunya no estado. A informação consta no Painel de Monitoramento de Casos da pasta, que indica que o óbito ocorreu em Ipatinga.
A vítima é um homem com mais de 80 anos, que apresentava comorbidades, incluindo hipertensão e diabetes. De acordo com o painel, o falecimento aconteceu entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro.
O primeiro caso foi registrado em Arceburgo, no Sul do estado, onde a vítima era uma idosa entre 80 e 89 anos que também possuía comorbidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, a chikungunya pode causar febre, dores intensas e inchaço nas articulações, além de calafrios, diarreia, vômito, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. A evolução da doença ocorre em três fases — aguda, pós-aguda e crônica — cada uma com sintomas específicos que podem persistir por semanas ou até anos. Diante de qualquer sinal de enfermidade, é fundamental procurar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequado.