MINAS GERAIS INICIA A MAIOR OPERAÇÃO DE VACINAÇÃO DA SUA HISTÓRIA; VEJA O VIDEO

144

O Governo de Minas Gerais iniciou nessa segunda-feira (18) a maior operação de vacinação de sua história. A primeira imunizada contra a covid-19 é a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos, que há mais de uma década atua no CTI do Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira. A instituição estadual é referência no tratamento da doença em Belo Horizonte e Minas.

Além dela, outros quatro integrantes do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde e que atuam na linha de frente de combate à doença no Estado também foram vacinados em ato simbólico com a presença do governador Romeu Zema. A cerimônia foi realizada logo após a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

O Ministério da Saúde determinou o envio de 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. Há expectativa de novas remessas nas próximas semanas.

A partir da chegada das vacinas, o Estado deu início à maior operação de distribuição de imunizantes da história de Minas. A estratégia para que todas as 28 Superintendências Regionais de Saúde recebam o imunizante contempla 13 rotas de aeronaves, sendo cinco aviões e três helicópteros, além de duas rotas terrestres para as cidades de Belo Horizonte, Divinópolis e Sete Lagoas.

Ao todo serão transportadas 383.102 mil doses a partir desta terça-feira. Para que a vacina chegue no menor prazo possível a cada uma das regionais, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil auxiliarão os trabalhos com uso das aeronaves do Estado para garantir celeridade máxima.

A expectativa é a de que todas as regionais já tenham recebido o imunizante depois de 24 horas, contadas a partir da chegada dos lotes ao estado. A projeção pode ser alterada conforme as condições climáticas.

Vale lembrar que, após a chegada das vacinas nas unidades regionais, caberá aos 853 municípios mineiros buscar as doses.

Texto: Agência Minas

Vídeo: Internet