Política

Na mira do governo Lula, Meta lidera recebimento de verbas de publicidade da SECOM

  • janeiro 29, 2025
  • 1 min read
Na mira do governo Lula, Meta lidera recebimento de verbas de publicidade da SECOM

A Meta foi a empresa mais agraciada com verbas de publicidade online nos dois primeiros anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dados da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República mostram que, em 2023 e 2024, R$ 36,3 milhões foram destinados à empresa, dona do Facebook e Instagram, liderada por Mark Zuckerberg.

A maior parte desse dinheiro se concentrou no primeiro ano da atual gestão, com R$ 25,6 milhões pagos à Meta. Entre os temas mais recorrentes das peças, estiveram campanhas de vacinação contra Covid-19, tuberculose, malária e outras doenças, com parte dos anúncios voltados para os Estados, sobretudo na região Norte do país.

O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais apostas do atual governo, também foi tema frequente, especialmente nos últimos meses de 2023. Outros assuntos abordados foram o novo Bolsa Família, lançado no início do mandato; o enfrentamento a queimadas no Pantanal e na Amazônia; o programa Desenrola Brasil; e o Plano Safra.