PAIS DE ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE NOVA SERRANA QUEREM ATIVIDADES IMPRESSAS PARA SEUS FILHOS

160

O que vai ser das nossas crianças sem escola? O que vai ser das famílias sem condições de oferecer alimentação de qualidade para seus filhos?

No âmbito municipal precisamos sair da bolha que nos envolve e olhar para o lado. Existem muitas famílias em que as refeições das crianças são completas, porque frequentam a escola. Sem escola, sem refeição completa.  Tem criança nessa cidade sem leite, sem bolacha, sem fruta e sem pão. Isso dói.

Hoje é destaque que finalmente, as cestas básicas que foram compradas com a verba da merenda escolar começarão a ser distribuídas nas escolas. Graças a Deus, pois tem gente esperando com a dispensa quase vazia.

O coronavírus pode até não ter afetado as crianças de forma direta, mas de forma indireta tem afetado demais nossas criancinhas.

Um dos principais aspectos diz respeito à falta de acesso à escola. Esse método que estão utilizando para que as crianças não fiquem sem aulas é péssimo. Os pais não conseguem ensinar, pois não tem técnica. Os pais não têm tempo para ensinar, pois precisam trabalhar ou não tem paciência, pois não são professores. Se alguém discorda eu respeito, mas tenho certeza que a grande maioria concorda.

No final de semana recebi inúmeras reclamações quanto ao método utilizado pela secretaria de Educação com os alunos da rede municipal. As atividades estão sendo enviadas em grupos de WhatsApp, os pais têm que baixar, imprimir, as crianças respondem, tiram foto e enviam de volta nos grupos. A questão é que os pais estão passando dificuldades financeiras e sem condições para gastar com dados móveis de internet e com cópias  impressas. O dinheiro que os pais têm que gastar para tirar cópia e com crédito em celular, poderiam comprar pão, maçã, bolacha, leite para seus filhos.

E eu levei a reclamação do povo para o prefeito. A resposta foi que as escolas não podem oferecer as atividades impressas devido a Onda Roxa.

“A partir da determinação da Onda Roxa, as escolas através das orientações do  Memorando-Circular nº 32/2021/SEE/SG, ficou determinando que as unidades escolares localizadas nesses municípios, permanecerão fechadas para atendimento presencial à comunidade e funcionamento interno, no período de vigência da Onda Roxa, em acordo ao estabelecido no anexo II da Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº138, de 16 de março de 2021.”

Agora eu pergunto a você: Na Onda Roxa, só não está trabalhando quem não tem emprego. E está certo. Se não trabalharmos como viveremos? Até na própria Prefeitura estão todos lá agora trabalhando. Por que só na escola que não pode ter algum servidor, para imprimir e entregar aos pais uma vez por semana, e receber a atividade respondida? Pra mim isso é má vontade.

Pandemia tá ai, mas o bom senso cabe em todos os lugares e períodos. Eu não entendo por que a secretária de Educação e o prefeito estão fechando os olhos e ouvidos para a reclamação dos pais. Eu não entendo, por que dessa falta de atenção e sabedoria com os pais. Não custa nada para o município oferecer as atividades impressas para os pais gente. Agora para os pais custa. Eles vão deixar de comprar a mistura, a bolacha, o pão, o leite. 

Pode falar o que quiserem de mim, mas hoje eu falo em nome dos pais de família com filhos nas escolas públicas de Nova Serrana. Queremos as atividades impressas com retirada nas escolas.

Vamos continuar falando, talvez o prefeito e a secretaria de Educação ouçam de tanto repetirmos. Falei mais sobre isso! 

Por Lilian Camargos

Foto: Ilustrativa / Internet