Polícia

Polícia Civil de Minas reforça combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

  • maio 5, 2025
  • 1 min read
Polícia Civil de Minas reforça combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou nesta quarta-feira (30/04) uma campanha educativa de ‘Maio Laranja’. “A Violência dá Sinais” convida pais e responsáveis para atuarem na prevenção de crimes sexuais que vitimam o público infantojuvenil.
A iniciativa marca o movimento nacional de ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o mês.
A campanha institucional, que também tem o objetivo de aumentar a visibilidade do problema e incentivar a denúncia de casos de abuso, reúne informações sobre os principais sinais de violência, o que caracteriza os crimes sexuais, entre eles a pornografia infantil e o estupro de vulnerável nos meios digitais, e chama a atenção de como o abusador costuma atuar.
Para além da campanha, em maio a PCMG intensificará a atuação preventiva com o Projeto Semáforo do Toque em escolas, creches e outras instituições. De forma lúdica, as crianças aprendem acerca dos cuidados com o corpo, como elas podem se proteger e identificar uma violação e a quem pedir ajuda.