Nova Serrana

Polícia Militar assume monitoramento da Cidade Inteligente em Nova Serrana

  • abril 4, 2025
  • 2 min read
Polícia Militar assume monitoramento da Cidade Inteligente em Nova Serrana

O sistema de videomonitoramento da Cidade Inteligente de Nova Serrana passou a ser operado diretamente pela Polícia Militar. Antes instalado na Prefeitura, o centro de controle agora funciona dentro do 60º Batalhão da PM, com o objetivo de agilizar as respostas a ocorrências e fortalecer a segurança pública no município.

A mudança foi promovida pela atual administração municipal, que também destinou servidores civis para atuarem no apoio técnico do novo Centro Integrado de Videomonitoramento, garantindo que os militares permaneçam nas ruas, exercendo suas funções operacionais.

Com a nova estrutura, o município conta com 204 câmeras distribuídas por pontos estratégicos da cidade, além de 31 câmeras do projeto Olho Vivo, implantado em 2017. A tecnologia utilizada inclui sistemas de inteligência artificial capazes de identificar veículos com irregularidades, produtos de furto ou roubo e, em breve, reconhecimento facial de foragidos da Justiça.

Além do combate ao crime, o novo sistema também será utilizado em situações de defesa civil, como o monitoramento de pontos de alagamento durante o período chuvoso. A central também apoiará o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal em suas respectivas áreas de atuação, como praças, escolas e outros espaços públicos.

O novo modelo de operação promete maior eficiência no enfrentamento da criminalidade, com resposta mais rápida às ocorrências e maior integração entre os órgãos de segurança. A expectativa é de que a iniciativa contribua para a continuidade da redução dos índices de criminalidade na cidade e reforce a sensação de segurança da população.