Brasil

Políticos e jornalistas revivem 8 de janeiro: dia entrou para história

  • janeiro 8, 2025
  • 2 min read
Políticos e jornalistas revivem 8 de janeiro: dia entrou para história

Nesta quarta-feira (8), a Praça dos Três Poderes, em Brasília, relembra os dois anos dos ataques extremistas que destruíram os prédios do STF (Supremo Tribunal Federal), do Planalto e do Congresso. 

O presidente Lula participa de uma agenda repleta de atos públicos e simbólicos que pretendem ressaltar a recuperação e a memória democrática, que incluem obras restauradas e um “Abraço da Democracia”.

Os atos começaram às 9h30 no Palácio do Planalto, com a reintegração de obras de arte restauradas, incluindo um raro relógio do século 17 trazido por D. João VI em 1808. À tarde, Lula participará do “Abraço da Democracia”, ato simbólico na Praça dos Três Poderes com representantes dos Três Poderes e movimentos sociais.

Haverá também uma roda de conversa com servidores e colaboradores que atuaram na limpeza e reconstrução das instalações depredadas, além da restauração das obras destruídas durante a invasão da corte.

Os ataques aos prédios dos Três Poderes causaram um prejuízo de R$ 26 milhões. O STF tem determinado multas por danos coletivos, divididas entre os réus, com base nesse valor.