Economia

Preço dos ovos dispara e seguirá valorizado até abril

  • fevereiro 19, 2025
  • 1 min read
Preço dos ovos dispara e seguirá valorizado até abril

Os preços dos ovos dispararam em Minas Gerais devido ao aumento do consumo, ao crescimento dos custos de produção e ao impacto das altas temperaturas.
O diretor técnico da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Gustavo Ribeiro, apontou que o aumento nos preços foi impulsionado pela maior demanda gerada pelo retorno das aulas e pela escolha de ovos como proteína mais acessível em meio à alta dos preços das carnes. Além disso, os custos de produção aumentaram devido à elevação nos preços do milho e da soja, essenciais na alimentação das aves, e às altas temperaturas, que afetaram a produção.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destacou ainda o reajuste de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens. A entidade prevê que o mercado de ovos se normalize até o final da Quaresma, em abril, com o restabelecimento dos patamares de consumo das diversas proteínas.
Minas Gerais segue como o segundo maior produtor de ovos do Brasil, com uma produção de 5,4 bilhões de unidades em 2023, representando uma parte significativa da produção nacional de 52 bilhões de ovos anuais.