Política

Prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso deve ser aposta do MDB para concorrer ao Senado em 2026

  • janeiro 9, 2026
  • 2 min read
Prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso deve ser aposta do MDB para concorrer ao Senado em 2026

O MDB planeja lançar a prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, como candidata ao Senado Federal em 2026. Uma reunião interna do diretório mineiro da legenda na quarta-feira (7/1) teria abordado os rumos que o partido vai tomar, e o nome da mãe do presidente do MDB em Minas, o deputado federal Newton Cardoso Júnior, foi colocado sobre a mesa.

A ideia da candidatura de Maria Lúcia surge como uma mudança de rota do partido em relação aos planos para o Congresso Nacional. Inicialmente, Newton Cardoso Júnior seria a aposta do MDB para o Senado. A condição, entretanto, era que Maria Lúcia se candidatasse à Câmara dos Deputados para que a família Cardoso mantivesse um nome na Casa.

Entretanto, os planos se alteraram. Conforme interlocutores do partido, Newton pretende disputar uma reeleição ao cargo de deputado federal. Já Maria Lúcia vai tentar uma das duas vagas que estarão disponíveis para Minas Gerais na câmara alta em 2026.

Aos 67 anos, Maria Lúcia foi casada com o ex-governador de Minas Newton Cardoso, que faleceu em fevereiro de 2025. Ela já foi deputada federal por três mandatos, eleita em 1998, 2002 e 2006. A eleição para a Prefeitura de Pitangui ocorreu em 2020. Em 2024, foi reeleita com cerca de 60% dos votos.

Para concorrer em 2026, Maria Lúcia tem até o dia 4 de abril para deixar a administração da cidade, prazo final do Tribunal Eleitoral para desincompatibilização de cargos executivos.

A possível candidatura ao Senado soma-se aos planos do MDB em Minas, que já lançou o ex-presidente da Câmara de Belo Horizonte Gabriel Azevedo como pré-candidato ao Palácio Tiradentes.