Polícia

PRF apreende cerca de 600 quilos de pólvora ilegal na BR-262, em Bom Despacho; motorista é preso

  • julho 13, 2026
  • 2 min read
PRF apreende cerca de 600 quilos de pólvora ilegal na BR-262, em Bom Despacho; motorista é preso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de sexta-feira (10), aproximadamente 600 quilos de pólvora transportados de forma ilegal na BR-262, em Bom Despacho, na região Central de Minas Gerais. O motorista de um caminhão foi preso em flagrante durante a fiscalização.

Segundo a PRF, a carga estava escondida no baú de um caminhão Volkswagen, distribuída em 40 caixas que continham cerca de 14 mil recipientes individuais de pólvora. Durante a abordagem, o condutor, de 31 anos, apresentou versões contraditórias sobre a viagem e demonstrou nervosismo, o que levou os policiais a realizarem uma vistoria mais detalhada no veículo.

O motorista confessou que havia carregado o material em Santo Antônio do Monte e que a carga seria levada para a região Nordeste do país. Ele não possuía a Guia de Tráfego do Exército nem documentação fiscal que comprovasse a origem e o transporte da mercadoria.

Após análise, técnicos do Exército Brasileiro constataram que a pólvora era de origem clandestina, sem identificação do fabricante ou prazo de validade. Diante do alto risco de explosão, foi determinada a destruição imediata do material.

Para garantir a segurança até a incineração, a carga foi escoltada e encaminhada para uma empresa especializada em fogos de artifício da região, onde permanecerá sob guarda.

O motorista foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Bom Despacho, onde responderá por transporte ilegal de substância explosiva. O caminhão utilizado no transporte e um aparelho celular também foram apreendidos.