Brasil

Primeira vacina contra chikungunya é aprovada no Brasil

  • abril 15, 2025
  • 2 min read
Primeira vacina contra chikungunya é aprovada no Brasil

A primeira vacina desenvolvida contra chikungunya teve seu registro definitivo aprovado no Brasil nesta segunda-feira, 14, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o parecer favorável, o imunizante está autorizado a ser aplicado na população acima de 18 anos.

De dose única, a vacina é recombinante atenuada, ou seja, contém microrganismos vivos enfraquecidos para estimular o sistema imunológico sem causar a doença. Ela foi desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva e será fabricada na Alemanha. O pedido de registro foi feito em parceria com o Instituto Butantan.

De acordo com a Anvisa, estudos clínicos realizados em adultos e adolescentes mostraram que o imunizante ajuda o corpo a induzir a produção de anticorpos neutralizantes contra o vírus. O imunizante já havia sido aprovado por outras autoridades internacionais, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

O Butantan também trabalha em outra versão do imunizante que já está em análise pela agência reguladora. As duas vacinas têm praticamente a mesma composição, mas a versão do instituto usa componentes nacionais e deverá ser empregada no combate da doença na rede pública.