Política

STF decide hoje se Bolsonaro e aliados viram réus pela trama golpista

  • março 26, 2025
  • 2 min read
STF decide hoje se Bolsonaro e aliados viram réus pela trama golpista

Será retomado nesta quarta-feira (26) o julgamento que irá analisar o recebimento de denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de participação na suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

A sessão foi suspensa na terça-feira (25) pelo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin.
Além de Zanin, Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, os ministros Carmen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux também participam do segundo dia de sessão.

No primeiro dia do julgamento, na manhã de terça-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes fez a leitura do relatório detalhando as condutas dos oito acusados, incluindo Bolsonaro, e destacou que as defesas tiveram acesso aos documentos necessários. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou por 30 minutos a denúncia contra os réus, baseada nos ataques de 8 de janeiro e na delação de Mauro Cid. Bolsonaro acompanhou a sessão na primeira fileira. Durante o julgamento, o advogado Sebastião Coelho foi detido por desacato ao Supremo.

A defesa de Bolsonaro negou sua participação em uma suposta trama golpista. O advogado Celso Vilardi afirmou que não há provas de envolvimento e que o ex-presidente não tinha conhecimento dos atos de 8 de janeiro, além de ter repudiado a invasão.

Nesta quarta, a Primeira Turma continuará a análise do mérito e decidirá se Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus. Caso sejam, o processo seguirá com novas sessões para ouvir testemunhas e apresentar provas. Se o caso for descartado, os acusados serão absolvidos das acusações.