VÍDEO COM FALSA VACINAÇÃO É VERDADE OU FAKE?

707

Um vídeo divulgado nas redes sociais por um site de Quixadá, no interior do Ceará, e por influenciadores digitais do município, viralizou nas redes sociais. Nas imagens, um médico supostamente aplicaria uma dose falsa de CoronaVac no braço de uma enfermeira durante a cerimônia do início das vacinações. De acordo com a prefeitura do município, as imagens são falsas e foram editadas.

Na tarde dessa quarta-feira (20), a prefeitura fez uma denúncia na Delegacia Regional de Quixadá e no Ministério Público do Ceará. Segundo o órgão, o vídeo foi editado e “trata-se de uma fake news”. 

A prefeitura ainda informou que “repudia todo e qualquer ato que prejudique a conscientização da população no que se refere à política de imunização executada para combater a pandemia e salvar vidas”.

Nas imagens editadas, uma mulher aparece recebendo a vacinação de um enfermeiro com uma seringa vazia. No vídeo original, sem edição, a mesma mulher aparece sendo vacinada normalmente, com uma dose da Coronavac.

E tem gente brigando e desfazendo amizade nas redes sociais por conta desse vídeo.

Alguns acreditam piamente que o vídeo é verdadeiro e defendem isso. Outros afirmam que é fake e ficam sem paciência com quem deixou-se enganar. 

Gente, não acredite em tudo que você vê nas redes sociais. Fotos, vídeos, tudo pode passar por edição. E notícia assim se espalha como pólvora nas redes. 

Para esclarecer fatos como esse existimos nós, os meios de comunicação oficial. 

A verdade mesmo é que não adianta reclamar, espernear e querer opinar. A vacinação contra Covid19 primeiro é para os profissionais de saúde, depois para os idosos. E nosso papel agora é aguardar, e de preferência sem espalhar alarde e notícia falsa por ai. 

Fale mais sobre isso!