Polícia

Polícia apreende 41 aves em situação de maus-tratos em Perdigão, dono preso em Nova Serrana

  • maio 12, 2025
  • 2 min read
Polícia apreende 41 aves em situação de maus-tratos em Perdigão, dono preso em Nova Serrana

Uma ação da Polícia Militar de Meio Ambiente resultou na apreensão de 41 aves mantidas em condições precárias em um imóvel na cidade de Perdigão. A ocorrência foi registrada na última quinta-feira (9), após uma denúncia anônima.

Segundo a PM, os militares foram até o local indicado e, por uma fresta na porta de metal do imóvel, visualizaram diversas gaiolas com aves sem água. Diante da constatação de crime ambiental, a equipe entrou no local e encontrou 21 aves da fauna silvestre e 20 domésticas, todas em situação de maus-tratos.
Os pássaros silvestres estavam em cativeiro irregular, sem as anilhas obrigatórias de identificação. Também foram localizadas armadilhas, conhecidas como alçapões, utilizadas para captura ilegal de animais.

O responsável, um homem de 49 anos, foi localizado posteriormente em Nova Serrana, onde confessou ser o dono dos animais. Ele foi detido, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e liberado em seguida.

Dentre os animais apreendidos, um curió e um papagaio-boiadeiro foram encaminhados ao CETRAS de Divinópolis para tratamento especializado. Os demais pássaros silvestres, após avaliação veterinária, foram devolvidos à natureza. Também foram apreendidas 39 gaiolas, duas armadilhas e cinco carregadeiras de aves.

O autor foi autuado administrativamente, com multa no valor de R$ 57.190,54.