Deputado é preso por tráfico de drogas, venda de armas e ligação com o Comando Vermelho
O deputado estadual do Rio de Janeiro Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias (MDB), foi preso pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (3/9), sob acusação de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas e acessórios para o Comando Vermelho (CV).
Thiego foi um dos alvos de duas operações simultâneas, desencadeadas pela PF, pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Ministério Público Federal e pela Polícia Civil do Rio. Agentes foram às ruas para cumprir 18 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelas justiças federal e estadual.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, totalizando R$ 40 milhões, além do afastamento de agentes públicos, suspensão de atividades de empresas usadas na lavagem de dinheiro e transferência emergencial de lideranças da facção para presídios federais de segurança máxima.
As investigações identificaram um esquema de corrupção envolvendo a liderança da facção no Complexo do Alemão e agentes políticos e públicos, incluindo um delegado da PF, policiais militares, um ex-secretário municipal e estadual e o deputado estadual empossado em 2024. O MPRJ diz que TH usou o mandato para favorecer o CV, inclusive nomeando integrantes da facção para cargos na Assembleia Legislativa do RJ (Alerj).
A PF afirmou que a organização se infiltrava na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, além de importar armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de armas e drogas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Um homem de 23 anos foi preso por tráfico de drogas na quarta-feira (22), no
A Polícia Militar intensificou as buscas por um homem de 53 anos suspeito de envolvimento
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, determinou a retirada das credenciais de um agente
A Prefeitura de Nova Serrana deu posse, nesta quinta-feira (23), aos novos integrantes do Comitê