Nova Serrana

Nova Serrana decreta situação de emergência em saúde por aumento de casos respiratórios

  • junho 22, 2026
  • 1 min read
Nova Serrana decreta situação de emergência em saúde por aumento de casos respiratórios

A Prefeitura de Nova Serrana decretou situação de emergência em saúde pública por 90 dias devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município. A medida foi publicada nesta segunda-feira (22).

Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada diante da alta circulação de vírus respiratórios, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Influenza A, que têm provocado aumento na procura por atendimento na UPA e no Hospital São José, principalmente entre crianças.

Com o decreto, o município poderá adotar medidas emergenciais para reforçar a rede de saúde, incluindo a contratação temporária de profissionais, ampliação da capacidade de atendimento e compra de insumos e equipamentos.

A Prefeitura também orienta a população a manter a vacinação em dia, reforçar os cuidados com a higiene e procurar atendimento médico em casos de agravamento dos sintomas respiratórios.